22/08/2016
Programa "Juventude +" na Rede Pública de Educação
O Professor Marciano Cunha, juntamente com a Secretaria da Educação do Paraná, está colocando em prática um Programa com estudantes do ensino médio de colégios estaduais.
O nome do programa é "Juventude +: minha história, meus sonhos, meu sucesso" (Leia-se Juventude Positiva). Esse programa visa intensificar ações no intuito de fortalecer lideranças positivas na escola e contribuir com o projeto de vida dos jovens.
Foi realizado um bate-papo "piloto" em algumas escolas selecionadas com o auxílio da Superintendência da SEED e Núcleos Regionais de Educação, podendo ser ampliado para outros colégios no decorrer do período letivo. O Programa consiste em quatro encontros com esses jovens, o primeiro já realizado entre os dias 08/08 e 12/08 como fase de diagnóstico, com duração de duas horas. Os demais encontros abordarão a “História”, os “Sonhos” e o “Sucesso”.
O objetivo desta primeira abordagem foi despertar nos adolescentes a consciência sobre sua trajetória social e fortalecer o protagonismo juvenil, para que eles transformem seus sonhos e anseios em projetos concretos. “Ao trabalharmos com essas três dimensões estamos despertamos nos estudantes a perspectivas de um futuro melhor”, lembrou o professor Marciano.
Os estudantes do ensino médio foram escolhidos por estarem em um momento de transição da adolescência para a vida adulta, da escola para o mundo do trabalho. “Quando associamos a trajetória do indivíduo aos seus sonhos e projetos, conseguimos abrir a possibilidade de um futuro com sucesso”, destacou o professor.
Através do projeto, a Secretaria da Educação intensifica as ações junto ao público do ensino médio e contribui com projetos de vida dos estudantes que estão finalizando essa etapa da escolarização.
Nesta edição piloto o público atingido gira em torno de 1000 (mil) estudantes do ensino médio. Os professores das respectivas turmas também foram convidados a participar do evento.
Os encontros foram realizados entre os dias 8 e 12 no Colégio Estadual Maria Gai Grendel, Colégio Estadual Hildegard Sondahl e Instituto de Educação Erasmo Pilotto, em Curitiba; Colégio Estadual Papa João Paulo I, de Almirante Tamandaré, e Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Com informações de:
http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6603
GALERIA DE FOTOS